Maravilhas do óleo de coco | Nanda Cury : Nanda Cury

adv730

adv730

Maravilhas do óleo de coco

Nanda Cury

Criou o Blog das Cabeludas, Crespas e Cacheadas (2008) e é uma das idealizadoras da Marcha do Orgulho Crespo (2015). Ambas iniciativas tem objetivo de empoderar mulheres a aceitarem seu cabelo natural. É bacharel em Relações Internacionais, Vegana e especialista em Marketing Digital.

Sunday March 27th, 2016

Óleo de coco e cabelo cacheadoO uso cosmético do óleo de coco se popularizou tanto nos últimos anos que já é possível encontrá-lo em algumas redes de farmácia. Sua versatilidade é impressionante: pode ser usado no cabelo, no corpo, no rosto e até como pasta de dente. Se você conhece um uso diferente dos que citarei abaixo, sinta-se livre para indicar nos comentários.

Descobri o óleo de coco há alguns meses, quando estava buscando um hidratante que realmente funcionasse para mim, pois minha pele é super sensível e ressecada e cosméticos tradicionais só “maquiam” o problema (deixam uma aparência de pele hidratada, mas não hidratam de verdade).  Para vocês terem uma ideia de quão seca é a minha pele, já usei de tudo: hidratantes indicados por dermatologistas, a base de ureia, produtos manipulados, óleos vegetais de vários tipos, manteiga de karité pura e finalmente o óleo de coco.

Gosto muito da possibilidade de usar um produto que serve na cozinha e como cosmético, porque significa que é um ingrediente puro, natural e não uma mistura de químicas industrializadas. Em último caso, se você não curtir o resultado das experiências estéticas com óleo de coco, poderá usá-lo para cozinhar, já que ele é considerado um dos óleos mais saudáveis para uso culinário (em breve postarei minhas receitas favoritas).

*Listei algumas das maneiras que o óleo de coco deu certo para mim, para o meu tipo de pele e de cabelo. Minha sugestão é experimentar, sempre tendo em mente que o resultado pode ser diferente para você, combinado?

Óleo de coco como cosmético


Umectação ou nutrição capilar
Uso o óleo de coco de uma maneira bem simples: Coloco pouco a pouco na palma da mão e, com o cabelo sujo, passo óleo em tudo: couro cabeludo, raíz e pontas. Massageio o couro cabeludo e faço o processo de terapiar (passar os dedos da raíz até as pontas, pois isso facilita que o óleo seja absorvido. Deixo agir pelo máximo de tempo possível, dependendo do tempo que eu tiver disponível. Lavo normalmente, com xampu e máscara e condicionador (uso máscara de hidratação toda vez que lavo o cabelo). Quanto mais tempo o produto ficar no cabelo melhor, por isso gosto de fazer esses cuidados com o cabelo aos finais de semana, assim posso deixar o óleo agir por horas. Há pessoas que fazem a umectação noturna, mas não gosto da ideia de dormir com uma touca e com óleo na cabeça, então, prefiro fazer o processo durante o dia mesmo.

Pré-shampoo ou condicionador
Aqueço uma quantidade generosa de óleo de coco na mão, passo no cabelo seco e penteio, começando pelas pontas e subindo em direção à raíz. Deixo por no mínimo 20 minutos, sem limite de tempo máximo e lavo normalmente. Para usar como condicionador é só aplicá-lo após o xampu.

Hidratante corporal
Espalho o óleo na palma da mão e passo normalmente pelo corpo. Como minha pele é extremamente seca, ela absorve o óleo super rápido. Depois de passar óleo no corpo todo, massageio bem para a pele absorver o óleo. Repito o processo. Se a pele ficar muito engordurada, é sinal que está hidratada e retiro o excesso de óleo com a ajuda de uma toalha reservada só pra isso.

Hidratante facial
Óleo de coco é um excelente hidratante para o rosto e pode ser usado pré-maquiagem. Após aplicar o óleo, massageie todo o rosto e pescoço suavemente para que ele seja bem absorvido pela pele. Há quem passe ao redor dos olhos também. Se você quiser testar, evite o contato direto a pálpebra, pois pode provocar irritação nos olhos.

Hidratante labial
Pegue um potinho daquelas sombras que você não usa mais e coloque óleo de coco. Deixe na geladeira para ele ficar durinho. Em dias quentes, tenha a certeza que a embalagem fecha bem, pois o óleo derrete e fica líquido e você não vai querer óleo de coco espalhado na sua bolsa.

Hidratante de cutícula
Ultimamente tenho me esforçado para manter a cutícula hidratada ao invés de tirá-la. Ela é uma proteção natural da unha e ao mantê-la hidratada você evita cair em tentação de tirar os cantinhos.

Pasta de dente e enxágue bucal
Óleo de coco é ótimo para escovar os dentes e como enxágue bucal. Independente da escovação dos dentes e da língua, a parte mais importante da higienização da boca continua sendo usar fio dental diariamente e fazer limpeza no dentista uma vez ao ano.

Depilação
Quem faz depilação, independente do método utilizado, sabe que a pele fica mais sensível no dia que você depila. O óleo de coco pode ser usado para facilitar a depilação com lâmina, alivia a irritação na pele e mantém a hidratação.

Esfoliação
Misturo umas 4 colheres de sopa de óleo de coco com uma colher de açúcar mascavo e para fazer um esfoliante natural que pode ser usado no corpo inteiro. Se você testar essa receita, lembre de lavar bem o chão do chuveiro depois para evitar formigas e o piso escorregadio.

Óleo de massagem
Já ouviu falar em massagem com final feliz? Com óleo de coco a massagem pode ficar ainda melhor, basta usar a criatividade 😉


NÃO indico

Desodorante
O óleo de coco pode ser usado como como desodorante. Eu testei, mas dura pouco. Talvez misturando com outros ingredientes o resultado melhore (manterei esse tópico atualizado conforme testar novas possibilidades)

Removedor de maquiagem
Usei óleo de coco para tirar a maquiagem antes de dormir. No dia seguinte acordei com irritação nos olhos. Pode ser uma sensibilidade minha, mas não recomendo.

Qual é o melhor óleo de coco?

O óleo de coco com melhor qualidade é orgânico, extra virgem e vendido em embalagem de vidro. Isso garante que o produto conservou suas propriedades originais, que foi extraído por uma empresa comprometida com boas práticas ambientais e trabalhistas.

adv160

adv160

adv160

adv160

Pinterest

Top