Beauty Fair 2016: Lançamentos para cabelos crespos e cacheados : Nanda Cury

Beauty Fair 2016: Lançamentos para cabelos crespos e cacheados veganos e liberados para low e no poo

Nanda Cury

Criou o Blog das Cabeludas, Crespas e Cacheadas (2008) e é uma das idealizadoras da Marcha do Orgulho Crespo (2015). Ambas iniciativas tem objetivo de empoderar mulheres a aceitarem seu cabelo natural. É bacharel em Relações Internacionais, Vegana e especialista em Marketing Digital.

Monday September 26th, 2016

Estivemos pela primeira vez na Beauty Fair, maior feira profissional de beleza das Américas, que movimenta mais de R$ 150 milhões por ano.

Nanda Cury, chegando para a Beauty Fair 2016, no Expo Center Norte.

Nanda Cury, na entrada da Beauty Fair 2016. Foto: Carolina Cury

A edição de 2016 do evento foi repleta de lançamentos de produtos para cabelos crespos e cacheados. É tanto conteúdo que foi preciso dividir em vários posts, para não ficar cansativo. Quem quiser ver tudo, é só acompanhar as próximas postagens aqui no Blog, ao longo da semana.

 

Agradecemos a fotógrafa Carolina Cury (minha irmã :D) por ter me acompanhado no 1º dia de evento e por todas as fotos profissionais que ilustram essa série de matérias sobre os melhores lançamentos da Beauty Fair 2016 para cabelos crespos e cacheados, veganos e liberados para quem segue as técnicas low e no poo.

Nanda Cury, chegando à Beauty Fair, 2016, para ver os lançamentos de produtos para cabelos crespos e cacheados.

Nanda Cury, na Beauty Fair 2016. Foto: Carolina Cury

Antes de contar tudo que vimos e dar um panorama geral sobre a Feira, confiram os cliques que fizemos na entrada do evento:

Chegando no evento demos de cara com essa musa cabeluda e seu cabelo crespo incrível, super volumoso.

Chegando no Expo Center Norte demos de cara com essa musa cabeluda e seu cabelo crespo incrível, super volumoso. Foto: Carolina Cury

Fachada do Expo Center Norte

Entrada do Expo Center Norte. Foto: Carolina Cury

Recepcionista que fez o nosso crachá, na entrada do evento.

Recepcionista com cabelo crespo, na entrada da Beauty Fair. Foto: Carolina Cury

Entrada do Expo Center Norte. Subindo as escadas temos acesso a área de cursos e workshops. A diante tem a entrada para a Feira.

Entrada do Expo Center Norte. Subindo as escadas temos acesso a área de cursos e workshops. A diante tem a entrada para a Feira. Foto: Carolina Cury

Nanda Cury, na entrada da Beauty Fair 2016

Nanda Cury, na entrada da Beauty Fair 2016. Foto: Carolina Cury.

Entrada da Beauty Fair, 2016

Beauty Fair 2016. Foto: Carolina Cury

Nosso objetivo foi conferir de perto as novidades para crespas e cacheadas e quais marcas estão investindo em pesquisa, desenvolvimento de produtos e ações de comunicação para atender a demanda desse público, que tem crescido a cada dia, graças a popularização de informações acerca da transição capilar, cuidados com o cabelo e do empoderamento crespo.

Débora Luz, Nataly Neri, Nanda Cury

Débora Luz, Nataly Neri, Nanda Cury na Beauty Fair. Foto: Carolina Cury

Debora Luz, Nátaly Neri e Nanda Cury na Beauty Fair. Foto: Carolina Cury

Débora Luz, Nataly Neri, Nanda Cury na Beauty Fair. Foto: Carolina Cury

 

 

Por falar em transição capilar, algumas marcas já identificaram que esta é uma das principais tendências relacionadas a beleza e lançaram produtos para quem está passando pelo processo de aceitar a textura naturalmente crespa ou cacheada do cabelo:

Produtos da Linha Rituais - Transição Capilar, da Embelleze.

Nanda Cury com a Linha “Meus Cachos Rituais – Transição Capilar”, da Embelleze. Foto: Carolina Cury

O Brasil é o 3º maior consumidor de produtos de beleza no mundo, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos, segundo a Euromonitor. Podemos considerar que o aumento notável na oferta de produtos para crespas e cacheadas na Feira significa que as marcas finalmente estão começando a enxergar o potencial desse mercado, que foi subestimado por tanto tempo. Vimos muitos lançamentos de produtos, banners com cabelos crespos e cacheados, blogueiras e profissionais que circularam pelo evento.
cabelos-crespos-cacheados-produtos-beauty-fair-2016-Nanda-Cury-Foto-Carolina-Cury-Blog-das-Cabeludas (61)

cabelos-crespos-cacheados-produtos-beauty-fair-2016-Nanda-Cury-Foto-Carolina-Cury-Blog-das-Cabeludas (56)

cabelos-crespos-cacheados-produtos-beauty-fair-2016-Nanda-Cury-Foto-Carolina-Cury-Blog-das-Cabeludas (100)

cabelos-crespos-cacheados-produtos-beauty-fair-2016-Nanda-Cury-Foto-Carolina-Cury-Blog-das-Cabeludas (44)

cabelos-crespos-cacheados-produtos-beauty-fair-2016-Nanda-Cury-Foto-Carolina-Cury-Blog-das-Cabeludas (34)

Por outro lado, conforme apontou a youtuber negra e crespa Xan Ravelli, do canal Sou Vaidosa, ”a gente ainda vê muito da ditadura dos cachos perfeitos*, muitas empresas falando em ‘cachos, cachos cachos’ e poucas marcas, como a Salon Line, se preocupam em colocar crespo no rótulo”.

cabelos-crespos-cacheados-produtos-beauty-fair-2016-Nanda-Cury-Foto-Carolina-Cury-Blog-das-Cabeludas (109)

cabelos-crespos-cacheados-produtos-beauty-fair-2016-Nanda-Cury-Foto-Carolina-Cury-Blog-das-Cabeludas (108)

A ditadura dos cachos perfeitos é o novo padrão de beleza, criado pela indústria de cosméticos, que tem sido amplamente criticado por prometer “cachos super definidos”,”cabelo sem frizz”, “redução de volume” e outras falsas promessas que criam um ideal de cabelo inatingível, gerando expectativas irreais e frustração nas consumidoras, já que o frizz e o volume, por exemplo, são características naturais dos cabelos crespos e cacheados e que nem todo tipo de cabelo crespo tem definição.

cabelos-crespos-cacheados-produtos-beauty-fair-2016-Nanda-Cury-Foto-Carolina-Cury-Blog-das-Cabeludas (56)

Na 1ª pesquisa “Cabelo Crespo e Identidade”, feita pelo Blog das Cabeludas, ao longo de 2015, com 886 crespas e cacheadas, constatamos como a comunicação das marcas ainda é insatisfatória para a maioria das consumidoras desse segmento. Nesse cenário, as marcas que investem em desvendar a fundo o perfil das consumidoras, podem inovar, se destacam e lançam tendência no mercado (cada vez mais concorrido). Enquanto isso, outras marcas, mais preguiçosas, tentam copiar a fórmula do sucesso.

cabelos-crespos-cacheados-produtos-beauty-fair-2016-Nanda-Cury-Foto-Carolina-Cury-Blog-das-Cabeludas (107)

Se por um lado as empresas ainda precisam investir em pesquisa para melhor se conectar com o público das crespas e cacheadas, a evolução na composição de alguns produtos, livres de testes em animais, ingredientes de origem animal e substâncias nocivas como sulfato, lauril, silicones, parafinas e parabenos, reflete uma evolução na escuta das empresas. Acompanhem os próximos posts aqui do Blog, vou mostrar detalhes de todos os produtos e lançamentos que vi na Feira.

Até lá, confiram o meu primeiro Vlog, gravado na Beauty Fair 2016! 🙂

 

Pinterest

Top