Crespo é versátil | Nanda Cury : Nanda Cury

adv730

adv730

Crespo é versátil

Nanda Cury

Criou o Blog das Cabeludas, Crespas e Cacheadas (2008) e é uma das idealizadoras da Marcha do Orgulho Crespo (2015). Ambas iniciativas tem objetivo de empoderar mulheres a aceitarem seu cabelo natural. É bacharel em Relações Internacionais, Vegana e especialista em Marketing Digital.

28 de março de 2016

Quando resolvi assumir a textura natural do meu cabelo percebi que muito do que diziam sobre o crespo era mito. Falarei mais sobre o meu processo de transição em outro post e esse aqui vai ser para mostrar algumas das mudanças que fiz no cabelo, desde cortes diferentes até mudança de cor.

Nanda Cury por Lorena Hollander. Maquiagem por Nanda Cury

Nanda Cury por Lorena Hollander. Maquiagem: Nanda Cury

 

A foto a seguir foi a primeira que fiz para o Blog das Cabeludas, em 2009.  Naquela época eu não usava produtos específicos para cabelo crespo, simplesmente porque não me identificava com o as fotos das embalagens, que estampavam modelos com cabelos irreais, cacheados com baby liss.

nanda-cury-brown-curls-cacheads-cacheado-castanho

Nanda Cury e Letícia, uma cabeludinha de quatro anos!

 

Aqui o cabelo estava na cor original e eu já tinha começado a testar alguns produtos para finalizar. Sempre ouvi que não era recomendável pintar cabelo crespo e cacheado, por isso demorei para me aventurar nesse universo da coloração.

nanda-cury-castanho-cacheado-cachos-cacheada

Cabelo crespo, mas com cachos mais definidos

 

As fotos a seguir mostram as mudanças que experimentei nesses anos todos de parceria e amizade com o Charles Motta, meu cabeleireiro. Tenho total confiança no trabalho dele e nas sugestões de corte e coloração que ele propõe.

A foto abaixo foi da nossa primeira experiência juntos. No dia seguinte, quando fui trabalhar, todo mundo comentou que tinha adorado a mudança de cor e o corte.

Primeiro corte e coloração com o Charles.

Primeiro corte e coloração com o Charles Motta

nanda-cury-blonde-curl-hightlights-cacheada-loira-com-luzes-mechas

Cachos definidos, com frizz, fundo loiro e mechas mais claras.

Encontrar um bom cabeleireiro, desses para a vida, não é tarefa fácil. Encontrar um profissional que conheça e saiba lidar com o cabelo crespo foi um grande desafio na minha vida. Sempre fui fiel aos poucos cabeleireiros que tive, mas com o Charles rolou muita afinidade, logo de cara. Não só porque ele entende de cabelo crespo, mas porque ele pesquisa tendências e assim como eu, também tem cabelo crespo! 🙂  Na minha opinião, ele é um grande artista que usa o cabelo como matéria prima para arrancar sorrisos das pessoas quando elas acordam e se olham no espelho.

Nanda Cury por Charles Motta

Amei esse corte de cabelo e essa cor!

 

Nanda-Cury-Charles-Motta

Charles Motta, Nanda Cury e Xica da Silva

 

nanda-cury-blonde-curls-red-highlights-cacheada-loira-mechas-vermelhas

Cabelo cacheado loiro, com mechas loiras e vermelhas

 

Cabelo loiro, cacheado e look rock n roll

Cacheado, corte assimétrico, loiro, com mechas descoloridas. Jaqueta de couro vegan.

Nanda Cury Penteado simples para cabelo cacheado

Penteado simples para cabelo cacheado: tranças na franja

 

Nanda Cury Corte de cabelo curtíssimo para cabelo cacheado

Cabelo cacheado curtíssimo

 

Cacheada ruiva

Primeira experiência com tinta para cabelo vegana vermelha!

 

cacheada ruiva

Enfim, cachos vermelhos! Amando ser ruiva!

Novos cortes de cabelo, novos tons de vermelho, mas sempre cacheado.

Continuamos testando novos cortes, penteados e tinturas.

sidecut cabelo cacheado

Sidecut para cabelo cacheado: liberdade e desapego! Foto e cabelo por Charles Motta

 

Nanda-Cury

Sidecut, coloração e foto por Charles Motta.

 

Com o passar do tempo, meu cabelo mudou e eu também. Sete anos após ter iniciado todo o meu trabalho com o blog e de empoderamento pessoal, usar ativador de cachos ou qualquer outro produto é uma opção que ultrapassa a estética e engloba questões como consumo ético e beleza consciente.

Continuo firme no propósito de trabalhar pela valorização dos cabelos com textura mais crespa, que ainda precisam de mais representatividade e visibilidade na mídia e nas embalagens de cosméticos,  ultimamente focadas no cabelo cacheado perfeito. Também considero fundamental comprar de empresas atentas não só a diversidade, mas ao bem estar das pessoas e do meio ambiente .

orgulho crespo

Quando opto por usar o cabelo com bastante frizz e volume, não é só uma possibilidade de  variar o estilo, mas uma oportunidade de dizer ao mundo que não precisamos de cremes e truques para tornar nosso cabelo mais aceitável aos olhos da sociedade. Assumir o crespo também é uma forma de resistir ao padrão de “cabelo perfeito, domado e sem frizz”.
Ao invés de adotar um novo padrão de beleza, único para todas as pessoas, podemos exercitar o reconhecimento de que a beleza está na diversidade.

diversaidade-afro-brasileira

Debora Cunha (Ninja), Nanda Cury e Thaiane Almeida. Foto: Thais Mattos

Para mim, tem sido um impacto profundo de aprendizado e resgate pessoal.  Iniciei uma jornada solitária, me dediquei a pesquisar, ouvir outras vivências, resgatar as minhas origens e ao mesmo tempo construir a minha identidade.

nanda-cury-carolina-cury

 

Hoje, não estou mais sozinha e agradeço imensamente a colaboração de todas pessoas que acreditaram no meu potencial e na capacidade que temos de transformar o mundo juntas!

Orgulho-Crespo-Carol-Conka

Idealizadoras da Primeira Marcha do Orgulho Crespo do Brasil com a cantora Carol Conka. À esquerda: Nanda Cury (Blog das Cabeludas) Neomisia Silvestre (jornalista, organizadora da festa Hot Pente) e Thaiane Almeida (produtora de moda e da festa de hip hop Hot Pente)

 

 

 

 

Há muitos caminhos para o empoderamento pessoal. Você pode fazer revolução na rua ou amar-se diante do espelho. Quando a publicidade reconhece que cabelo perfeito é o que te faz feliz, a gente percebe que há uma mudança importante acontecendo.

nanda-cury-bioextratus

“Cabelo perfeito é aquele que me faz feliz” Frase da Karen Porfírio, para a campanha Botica Cachos da Bio Extratus.

adv160

adv160

adv160

adv160

Pinterest

Top