Quais os melhores produtos para cabelos crespos e cacheados? : Nanda Cury

adv730

adv730

Beleza Consciente: quais os melhores produtos para cabelos crespos?

Nanda Cury

Criou o Blog das Cabeludas, Crespas e Cacheadas (2008) e é uma das idealizadoras da Marcha do Orgulho Crespo (2015). Ambas iniciativas tem objetivo de empoderar mulheres a aceitarem seu cabelo natural. É bacharel em Relações Internacionais, Vegana e especialista em Marketing Digital.

17 de agosto de 2017

Diante de tanta oferta, como escolher os melhores produtos para cabelos crespos e cacheados?

Em 2008, quando assumi o meu cabelo natural, praticamente não havia produtos para cabelos crespos nas prateleiras das principais perfumarias, drogarias e supermercados de São Paulo. Quase dez anos depois, a popularização do processo de transição capilar, o surgimento de influenciadoras crespas e cacheadas e de movimentos de empoderamento da mulher, como a Marcha do Orgulho Crespo, geraram um aumento de interesse pelo assunto, segundo relatório divulgado pelo Google BrandLab chamado “A Revolução dos Cachos“. De acordo com o buscador, as pesquisas por termos associados a “cabelo cacheado” e “cabelo crespo” aumentaram 309% nos últimos dois anos e superaram as buscas por “cabelo liso”, pela primeira vez no país. Certamente o aumento no volume de buscas também reflete no crescimento da demanda por produtos específicos para cabelos crespos e cacheados, já que, conforme apontou o relatório, cada vez mais as pessoas estão assumindo os seus fios naturais.

Como escolher o melhor produto para cabelos crespos?

Se antes havia poucas opções nas perfumarias, hoje é fácil se perder diante de tantas alternativas de produtos, principalmente para cabelos cacheados, já que ainda são poucas as marcas que investem em opções para quem tem cabelos crespos. Mas será que esses produtos são seguros para a saúde? Pensando que esta é uma questão importante e pouco discutida, a 3ª Marcha do Orgulho convidou profissionais de diferentes segmentos que pesquisam ou trabalham com cosméticos para discutir o tema no painel de Beleza Consciente.

A ideia era trazer informações sobre a composição dos produtos para cabelos crespos e cacheados que estão cada vez mais presentes nas gôndolas. Nós, crespas e cacheadas, queremos produtos adequados às nossas necessidades e estamos felizes de ver que as marcas entenderam isso. Mas, também queremos produtos que não agridam, no curto, médio ou longo prazo, os nossos fios e nossa saúde de forma mais ampla. Muita gente cuida do cabelo em casa com ingredientes naturais, como o óleo de coco (Veja aqui um post com dicas de como usar óleo de coco), que se popularizou entre crespas e cacheadas, por exemplo. As marcas precisam também estar atentas a isso, pois isso não diz respeito apenas a uma alternativa financeira, quando não se tem acesso aos produtos, mas também uma escolha consciente de um produto natural, mais saudável e sustentável.

Confira quem participou do debate de Beleza Consciente que rolou no Teatro da Unibes Cultural, como parte da programação da Marcha do Orgulho Crespo:

Marfim Rosa
Mulher negra, mãe, empreendedora, tem mais de 40 anos e cria conteúdo para internet sobre beleza, cultura, eventos, empreendedorismo e empoderamento. Todos os assuntos estão relacionados ao universo feminino e tem o objetivo de aumentar a autoestima e o empoderamento da mulher. Trabalha na produção de eventos de fortalecimento da identidade das mulheres e crianças negras, como o acampamento Quilombinho; o coletivo de Influenciadoras digitais Youtube do Amor, entre outros. Recentemente, participou da Biofach (Veja mais aqui), maior feira de orgânicos da América Latina sobre alimentação e cosméticos naturais e orgânicos.

Carla Carvalho
Sergipana, professora de história por formação, já usou megahair, relaxamento, progressiva, definitiva e permanente. Em 2014 começou a seguir a técnica low poo e se perdeu nas composições das perfumarias. Eis que uma boa ideia surgiu já que não existiam lojas de cosméticos especializadas neste tal low e no poo: abrir a Meu Cabelo Natural.

Nyle Ferrari Já entrevistamos a jornalista e blogueira aqui no site (Clique aqui para conferir a nossa conversa!). Referência quando o assunto é beleza natural, ela escreve sobre o tema há quatro anos em seu site, Lookaholic, e comanda o grupo Cosméticos Orgânico e Naturais, com mais de 5 mil pessoas. Curiosa e responsável com a informação, usa o jornalismo para descomplicar a linguagem acadêmica e jogar luz no que os cientistas estão dizendo sobre as químicas que estão nos nossos cosméticos.

Mayara Tutumi, 22 anos, é maquiadora, arte-educadora, virginiana e desenvolvedora constante de novos projetos. Tornou-se vegetariana em 2013 e vegana em 2015. Desde então tem buscado estar no mundo de uma forma mais sustentável e integrada com outras causas, para além do bem-estar animal.

O debate foi mediado por mim. Para quem não me conhece:

Nanda Cury (mediação)
Criou o Blog das Cabeludas em 2008 e é uma das idealizadoras da Marcha do Orgulho Crespo Brasil. Ambas iniciativas têm o objetivo de inspirar mulheres a aceitarem seu cabelo natural. Especialista em Marketing Digital, tem um canal no Youtube sobre transição capilar e cosméticos veganos. Compartilha dicas e descobertas diárias sobre alimentação e beleza consciente em seu site e redes sociais. Tem trabalhado para democratizar o acesso à informação e ao consumo de alimentos e produtos naturais e orgânicos para todas as pessoas.

adv160

adv160

Pinterest

Top